domingo, 11 de dezembro de 2011

Pão Recheado


Um dia desses eu estava lendo o blog Panelaterapia (que por sinal eu AMO) e vi essa receita de pãozinho recheado. Bah! Me bateu A VONTADE de comer uns pãezinhos, e lá fui eu pra cozinha.
Só que eu nunca tinha feito pão antes, minha gente! Por isso, me desculpem pela falta de forma de alguns deles. É claro que os meus não ficaram tão lindos, douradinhos e perfeitinhos quanto os da Tatiana. Mas de qualquer forma eu resolvi mostras pra vocês porque ficaram mto gostosos! 
Preparei 3 recheios diferentes e como eles tem que estar frios pra colocar no pão, foi o que eu fiz primeiro

Recheio de camarão
Tinha uns camarões em casa, mas não o suficiente pra fazer um prato então usei no recheio. Comecei refogando 1/2 cebola picadinha, 1 dente de alho picado e 1/2 talo de alho poró em rodelas com um pouco de azeite de oliva. Depois adicionei uns 250 gramas de camarão e refoquei até ficarem rosados (não esqueça que ele vai no forno depois e vai cozinhar mais um pouco!). Tirei a frigideira do fogo e adicionei 3 colheres de sopa de requeijão e um punhado de salsinha e cebolinha. Primeiro recheio pronto!

Recheio de linguiça
Bom, eu já tinha dito nesse post aqui que sou doida por linguiça! Meu pai tinha comprado uma linguiça caseira beeemmmm boa e sobrou um pouquinho, daí, foi pro recheio. Coloquei umas 200 gramas de linguiça sem a pele na frigideira com um pouco de azeite e quando a água secou e ela começou a fritar, adicionei  1/2 cebola fatiada. Depois de bem douradinha, desliguei o fogo e coloquei um pouco de salsinha e cebolinha. 

Recheio sabor pizza
Esse foi o mais fácil! Presunto e muçarela ralados no ralo grosso e tomate em cubinhos temperado com sal, azeite de oliva e orégano. 

Depois dos recheios prontos, fui pra massa: em uma tigela coloquei 250 mL de leite morno, 1 pacote (10 gramas) de fermento biológico em pó, 1 ovo, 2 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 1/2 copo de azeite de oliva. Misturei bem esses ingredientes e fui colocando aos poucos 500 gramas de farinha de trigo até a massa desprender da mão (pode ser que você precise de um pouco mais ou menos farinha). Formei uma bola e deixei descansar por 30 minutos. Após a massa ter descansado e crescido, eu fui pegando porções da massa e abrindo com um rolo até formar um retângulo (ou algo parecido com isso, hehehe). 

Coloquei o recheio frio (sem miserê) por toda a massa, dobrei as laterais pro recheio não vazar e fui enrolando como um rocambole. Cuidado que o recheio de camarão é um pouco mais molhadinho e por isso tem que enrolar com cuidado pra massa não furar. Passei um pouquinho de azeite em cima e polvilhei orégano ou salsinha pra diferenciar os recheios.
Depois de enrolada eu deixei descansar mais 20 minutos em uma forma enfarinhada. Nesse momento eu acendi o forno a 220 graus e deixei aquecendo. Passado os 20 minutos, forno neles por aproximadamente 30 minutos, ou até os pãezinhos estarem dourados. 

Com essa massa eu fiz 6 paezinhos, 2 de cada recheio, de aproximadamente 20 centímetros cada um. Dá pra fazer maior, menor, com outros recheios...só sei que fica uma delícia e o azeite de oliva dá um gosto todo especial pra massa. Eu gostei mais do recheio de pizza, meu pai do de camarão e minha mãe do de linguiça...meio difícil de escolher o melhor! hehehe

Façam em casa! Parece difícil mas não é! É até bom pra relaxar! hehehe
Até a próxima
beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui! Sua opinião é muito importante!!!!