sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Catupiry assado - um escândalo!!!!

Vocês estão prestes a ver uma das coisas mais maravilhosas que eu já comi na vida!!!! E é uma ótima ideia de petisco pra fazer pros amigos. 
Vi essa receita no blog Da Feira ao Baile e fiquei super tentada em fazer. Quando fui pra São Paulo, achei o Catupiry de caixinha no supermercado e corri pra fazer. Gente, vocês não tem noção! O negócio é DEMAIS!!! Daí quando voltei pra Porto Alegre tive que fazer o sacrifício de fazer de novo pra fotografar pra vocês...chatoooo!!!!
Parece uma coisa simples, mas é na simplicidade que estão as melhores coisas. 
Pra fazer tem que ser aquele Catupiry da caixinha redonda, que é mais firme. Vamos aos passos:

Pré-aquecer o forno (uns 200 graus)
Desenformar o Catupiry e já colocar na travessa que vai ser servido (a travessa tem que poder ir ao forno e tem que ser um pouco funda pro azeite não escorrer)
Picar um dente de alho (eu coloco mais, pq adoro alho!) e colocar em cima do queijo
Colocar bastante azeite de oliva numa panela (uns 100 mL) e aquecer o suficiente para fritar o alho (testar com um pedacinho)
COM CUIDADO vá jogando o azeite em cima do queijo e aí o alho já vai fritando (e aquele cheirinho maravilhoso tomando conta da cozinha)
Colocar orégano por cima e levar ao forno. De vez em quando, regar o queijo com o azeite. Deixar no forno por uns 20 minutos ou até o catupiry começar a rachar.



Se quiser servir bonitinho, pode juntar ele e deixar no formato original. Mas no meu caso a pressa (e a fome) era demais!

E acabou! Agora é só cortar um pão francês ou baguete fresquinho e se deliciar! Façam, façam, façam!!! Vocês não vão se arrepender!!
Se quiserem ver a receita original, tem ela aqui e aqui.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Porquinho com bacon


Aqui está um dos pratos mais fáceis e mais gostosos que eu faço! O maridão e meu cumpadre Josepe adoram! Sempre pedem! 
É filé mignon suíno com bacon, que meu marido e o Pepe carinhosamente chamam de "porquinho com bacon". Quase que não teve passo a passo porque não tem muitos passos! hehehehe é MUITO fácil!
O mais importante é cortar o filé em pedaços pequenos, porque senão o bacon queima e a carne fica crua e carne de porco mal passada não dá né?!
É só temperar o filé com sal e pimenta e enrolar o bacon em volta da carne (comprei daquele que já vem fatiado). Fritar em frigideira antiaderente e nem precisa colocar óleo, porque o bacon vai soltando gordura. Vai virando os pedaços até a carne estar cozida (se precisar, corte um dos pedaços pra ver como está dentro). E era isso. Já acabou!
Eu sempre sirvo essa carne com um purê de mandioquinha (alguns conhecem por batata baroa), acho que combina super bem com carne de porco. E fiz uma couvezinha refogada pra ter um verdinho no prato. 




Tá aí, mais uma dica do que uma receita. Façam em casa!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Bisnaga de Brigadeiro - Lembrancinhas do meu casamento


People, feliz 2012!!!!!
Fiquei sumidona no período natal - ano novo, estava na casa dos meus pais e lá não tem internet =(
Mas agora estou de volta, com a corda toda, de layout novo!!!! Gostaram? Eu adorei, achei muito mais a minha cara! Quero opiniões sobre o que acharam da nova cara do blog, tá?!
E pra coroar o primeiro post do ano e o novo layout, resolvi postar uma "receita" que já haviam me pedido bastante: as lembrancinhas do nosso casamento - bisnagas de brigadeiro. Óbvio que no meu casamento as lembrancinhas seriam de comer né?! hehehe
Desde que vi essa idéia fiquei doida pra ter de lembrancinhas, mas era muito caro. Foi então que vi no maravilhoso tudibão PANELATERAPIA o passo a passo das bisnaguinhas de brigadeiro (Muito obrigada Tatiana!!! Graças a você eu tive as lembrancinhas que eu tanto queria!!!). Daí foi só juntar os voluntários e fazer! Fizemos tudo um dia antes do casamento.  Eu, minha mãe, meu pai e meus cumpadres amados Jussara e Diego. Como na época foi uma correria danada, eu não consegui fotografar o passo a passo, mas óbvio que eu deixei 3 bisnagas vazias para fazer depois.
Bom, vamos por partes porque quero fazer tudo explicadinho para vocês

A bisnaga
Nós compramos bisnagas de 30 gramas brancas e vazias no Mercado Livre (link aqui). Geralmente ela tem 3 tamanhos, mas, pesquisando na internet, vi que pra festa, a de 30 gramas é a mais comum.
Fizemos a arte no Paint mesmo (hehe) e mandamos imprimir em papel adesivo (medidas do adesivo para a bisnaga de 30 gramas: 7 cm de largura por 9 cm de altura). Depois meu pai colou os adesivos nas bisnagas (pedi pra ele porque ele é o mais prendado pra essas coisas). No começo você perde umas 2, 3 até conseguir bonitinho, por isso é melhor comprar tudo a mais, bisnagas e adesivos.
Na internet você encontra as bisnagas com a arte feita, mas são bem mais caras do que comprar branca e mandar imprimir o adesivo.


O brigadeiro 
(ou negrinho como dizem os meus queridos gaúchos)
Pra conseguir colocar na bisnaga e ficar mais fácil pra comer depois, o ideal é que ele seja mais molinho. A receita que eu fiz ficou bem gostosa! Segue abaixo:
1 caixa de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
4 colheres de sopa bem cheias de chocolate em pó (CHOCOLATE E NÃO ACHOCOLATADO!!!)
1/2 caixinha de creme de leite 

Não fotografei o preparo porque é bem simples: colocar todos os ingredientes na panela, com exceção do creme de leite, e mexer em fogo baixo até ferver, ficar bem grossinho e desprender do fundo da panela. Deixa esfriar um pouquinho e colocar o creme de leite. Gente, fica muito gostoso. Usar chocolate em pó faz toda a diferença e o creme de leite ajuda a ficar mais molinho....dá pra usar esse brigadeiro pra fazer aqueles de copinho, cobertura de bolo, de cupcake...mil e uma utilidades!

O processo
Depois que o brigadeiro esfriar, colocar em saco de confeitar (ou até mesmo tubos de catchup) e encher a bisnaga. Como eu não tinha saco de confeitar, usei aqueles saquinhos para guardar alimentos, sabe?! Na hora de encher, tem que deixar um espaço 2 dedos para conseguir fechar. Quando for fechar, vai vazar um pouquinho na borda, mas daí é só limpar com um paninho. Depois dobra duas vezes (é bem fácil de dobrar) e estão prontas as fofurices!!!









Importante!!
O brigadeiro depois de pronto não pode ir para a geladeira. De acordo com a Tatiana do Panelaterapia, as bisnagas tem que ser consumidas em até 5 dias, senão açucara.
Não me lembro exatamente, mas acredito que cada receita desta rendeu umas 10 bisnagas de 30 gramas.

Espero que tenham gostado. No Panelaterapia tem um post tooodooo explicadinho, com vídeo e tudo de como se faz. É só acessar este link. Como disse a Tatiana, "dividindo a gente soma" e sem dúvida, pra mim este post dela foi muito importante!!!
Dúvidas, sugestões...comentem!!!

Beijos!